segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

     


Creio que Provérbios 22.6, seja o versículo-chave para levar os nossos filhos a Cristo. Ele torna-se um manual de crianção dos filhos em ponto pequeno. É o versículo de instrução paterna em miniatura. Pena que as vezes é lido de modo superficial. Penso que, se você entende-lo e praticá-lo, seus filhos serão salvos.

     Ensina: A palavra hebraica pode ser desdobrada da seguinte maneira: treinar, informar, demonstrar, instruir, receitar, educar, disciplinar, adestrar, castigar, estimular. Os pais precisam dirigir a formação da criança. Há grande diferença entre criara e ensinar. Filhos não são criados, são formados, são educados. Muitos pais estão criando no caminho do Senhor, poucos ensinando no caminho do Senhor.

     A criança: A palavra do hebraico pode ser traduzida como criança, menino, jovem, moço, rapaz. A mesma palavra é usada para um recém-nascido (1Sm 4.21). Para um filho que foi desmamado (Gn 21.8). Para referir-se a Ismael que já era um rapaz (Gn 21.17,18). Usada para descrever Diná, uma jovem que já tinha idade para casar (Gn 34.3-5). Assim, a amplitude do termo criança vai desde o nascimento até a idade em que deixa o lar paterno para se casar.

     No caminho em que deve andar: Não nos caminhos, em um dos caminhos, ou descubra o caminho e nem no meu caminho, mas sim de acordo com a caminho feito por Deus (Gn 18.19). É o caminho que mostra Jesus como único e suficiente Salvador (Jo 14.6). Caminho do Senhor ou caminho são designativos dados a religião dos primeiros cristãos e seu modo de vida (At 19.9; 22.4).

    E ainda quando for velho: "Neste verso a palavra velho não indica a idade avançada, 60 ou 70 anos! refere-se ao rapaz quando sua barba começa a crescer ou quando ele começa a entrar na idade da maturidade", (Berverly La Haye).

     Não se desviará dele: Signica que a criança agora adulto não se desviará do ensino recebido dos pais. Que promessa maravilhosa! A Palavra de Deus nunca volta vazia, leia Isaias 55.10,11. Que todos os pais ao chegarem no céu possam dizer: "Eis aqui estou eu e os filhos que Deus me deu", Hb 2.13. É na verdade uma tarefa dificíl, mas Deus nos dará da sua graça. Oremos uns pelos outros.

     Muitos pais terão a alegria de chegar no céu com os seus filhos. Outros não porque se descuidaram no ensino da Palavra de Deus. Queridos pais lembre-se que a formação dos filhos é temporal, aproveitem o tempo.

0 comentários:

Postar um comentário