sexta-feira, 16 de maio de 2014


InfoMoney – seg, 5 de mai de 2014 08:58 BRT
      SÃO PAULO – Tradicionalmente, maio é considerado o Mês das Noivas. Por isso, muitos casais aproveitam a época para trocar alianças. No entanto, esse é um passo muito importante para os envolvidos. Antes dos preparativos do casamento, o casal precisa se planejar financeiramente, lembra o educador financeiro Reinaldo Domingos. “Decidir como serão organizadas as finanças deve ser um dos primeiros assuntos a ser conversado, visto que essa é uma das principais causas de discussão e até separação, atualmente.”

     Claro que não existe uma fórmula secreta que irá resolver todos os problemas de adaptação do novo orçamento, mas o primeiro passo é decidir de que forma se organizará e como vai pagar as contas, quanto cada um vai depositar para investimentos, entre outros, além de ter disciplina para cumprir o acordado. “A conversa é o verdadeiro segredo para uma união estável e para evitar que problemas financeiros interfiram na vida do casal”, explica.

    Também vale fazer uma espécie de diagnóstico da vida de ambos, anotando quanto cada um ganha e quais serão as despesas fixas inevitáveis, quais são os sonhos de curto, médio e longo prazos, tanto individuais quanto do casal, o quanto é necessário poupar para a realização deles e também para se ter uma reserva, em caso de emergências.

Planejando o grande dia


     O início de uma vida a dois deve ter uma base sólida para que o relacionamento possa ser duradouro, até porque, as conversas e os objetivos de ambos sempre indicam para o futuro. Sendo assim, o planejamento já deve começar, pelo menos, 24 meses antes do casamento.

     Em paralelo, já se deve pensar em outros objetivos comuns do casal, como a casa própria, o carro ou ainda a viagem de lua de mel. Todos os aspectos de cada sonho devem estar minuciosamente estabelecidos e orçamentados. No caso da moradia, é essencial que se avalie o custo de vida da região escolhida.

    Depois do casamento outras metas deverão ser traçadas, como, por exemplo, o nascimento do primeiro filho. Nesse caso, o planejamento deve ser feito com antecedência, pois há muitos aspectos a serem relacionados, como gastos com vestimenta, alimentação, escola, transporte, passeios, entre outros. Alcançar a independência financeira e uma aposentadoria tranquila também são objetivos importante e que devem estar na lista dos sonhos de longo prazo.

0 comentários:

Postar um comentário