sábado, 15 de outubro de 2016

     Um dos hábitos de leitura da Bíblia, compartilhado pelas leituras devocionais e acadêmicas, e o de selecionar pequenos trechos para a interpretação. Na linguagem não técnica,chamamos esses trechos de passagens, que usamos para meditar, preparar estudos bíblicos, sermões, homilias etc.

      Na linguagem técnica, esses pequenos trechos são chamados perícopes (literalmente, “cortado ao redor”), usadas para a organização dos comentários exegéticos, preparação de sermões, dissertações, teses etc.

     Uma perícope é, assim, um pequeno trecho bíblico usado para o estudo e a comunicação da Bíblia. Em alguns casos, como em Salmos, vários deles são uma perícope. Em muitos casos, é difícil chegar a um acordo quanto à divisão de um livro da Bíblia em perícopes. Isso porque os livros foram escritos em outras culturas, com critérios diferentes dos nossos para organizar e estruturar textos.

       Onde começa e termina uma perícope? Uma forma bem clara de saber e simplesmente seguir a divisão da Bíblia em perícopes que encontramos nas traduções contemporâneas. Outra, e seguir a divisão em perícopes de algum comentário bíblico. Podemos, porém, tentar descobrir por nos mesmos quais são as perícopes. Temos então de prestar atenção nas marcas lingüísticas que nos orientam na delimitação das perícopes (delimitar e estabelecer limites, definir começo e fim).

Por Jefferson Tavares.

Um comentário: