quarta-feira, 25 de outubro de 2017




A RESSURREIÇÃO DOS FIÉIS EM CRISTO


"Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras."(Co 15.1-4)

Exposição de 1Coríntios 15.1-4.

        Neste capítulo, temos o mais extenso e claro ensino sobre a ressurreição. Seu conteúdo tem trazido consolação e esperança a milhares de cristãos. Parece que na igreja de Corinto, alguns estavam questionando a ressurreição dos mortos. Deve ter sido isso que motivou a inclusão do capítulo 15, na carta, pelo apóstolo.
Eles consideravam o corpo como estando repleto de fraqueza e perversidade, e não podiam formar uma ideia do corpo do crente e que este corpo é necessário para o crente herdar a plenitude das bençãos que o esperam. Ao ensinar este assunto, um fato estava a favor de Paulo: aqueles que duvidavam da ressurreição dos mortos, ainda criam firmemente na ressurreição de Cristo. Paulo então, toma a ressurreição de Cristo como base da sua apresentação da doutrina, de que nós, também seremos ressuscitados naquele dia.

As bases da fé cristã no Evangelho

Paulo começa mencionar o Evangelho que anunciara aos coríntios. Mediante o Evangelho, eles foram salvos e permanecerão salvos mediante a fé em Cristo. Não obstante cremos que toda a Bíblia é inspirada, inerrante e eterna Palavra de Deus, queremos salientar apenas cinco aspectos fundamentais do Evangelho, segundo o ensino de Paulo:

 1. "... Cristo morreu pelos nossos pecados..."(v. 3). Cristo morreu de fato. Morreu porque Seu espírito foi separado do Seu corpo, como acontece ao homem, desde o princípio. Isto ocorreu com Jesus por causa dos nossos pecados, ou seja, para expiá-los.

 2. "... nossos pecados..."(v. 3). O homem é um ser caído e pecaminoso. Não pode salvar-se a si mesmo. Precisa nascer de novo. Para ele vir a ter paz com Deus, precisou de alguém que sofresse a penalidade dos seus pecados.

 3. "... foi sepultado..."(v. 4). Este fato atesta a realidade da morte de Cristo, e demonstra que a Sua morte foi como a nossa, inclusive no fato de sermos sepultados após a morte.

 4. "... e ressuscitou ao terceiro dia..."(v. 4). A ressurreição de Cristo comprovou sua divindade. Romanos 1.4 diz: "... foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos..."

  5. "... segundo as Escrituras..."(v. 4). A expressão é repetida duas vezes aqui. Significa que a fidedignidade da Bíblia é essencial ao Evangelho. Aqueles que não acreditam na Bíblia não crerão em Cristo.

Este é o Evangelho que Paulo pregava. O Evangelho que requer do pecador que este creia em Cristo para ser salvo. É possível a uma pessoa salva entender mal certos ensinos da Bíblia ou até mesmo não lhe dar o devido valor. Mas ninguém pode ser salvo sem aceitar aquilo que a Bíblia ensina acerca de Jesus Cristo: Sua divindade, Sua morte expiatória e Sua ressurreição.

A ressurreição: uma crença básica da Igreja Primitiva

Paulo afirma em Romanos 10.9: "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."
Logo, vemos que duas coisas são necessárias para a salvação:

     a) confessar que Jesus Cristo é o Filho de Deus; que Ele é o Senhor;
        b) crer em Cristo como Salvador.

Paula fala de crermos de coração que Deus o ressuscitou. O efeito desta confissão e crença é a salvação: "serás salvo".

Sendo assim, a ressurreição era de máxima importância para o apóstolo Paulo. Sem ela, não haveria fé cristã. Não haveria esperança para nós. A vida e a morte de Cristo seriam inúteis. É somente por causa da ressurreição de Cristo que temos a garantia certa da nossa ressurreição para salvação. Pois agora, uma vez por todas, assentado a destra de Deus Pai, nos selou com seu penhor (garantia vira nos buscar), para o grande dia como esta Escrito: 

"...a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória."

Fonte: Livro Epístolas Paulinas III, EETAD, Carta aos Coríntios.

0 comentários:

Postar um comentário