segunda-feira, 22 de novembro de 2010

    


  Como é ouvir um professor da Escola Dominical que não gosta de ler? Não é bom. A Bíblia não incentiva a ignorância. Quando lemos as Escrituras conhecemos a Deus (Os 6.3). Infelizmente alguns mestres estão ensinando, sem a prática saudável da leitura. Uma pessoa que ensina, não pode dizer: "Não gosto de ler". O magistério cristão anda junto com a leitura. Paulo recomendou a Timóteo, "Aplica-te a leitura, à exortação, ao ensino", 1Tm 4.13. Quem se dedica ao ensino precisa ler! E não pouco. Se não as suas aulas serão fracas. Não basta apenas a unção é preciso também o conhecimento (2Pd 3.18).

   O professor deve ler a Bíblia todos os dias. Isso é regra! A leitura da Palavra é imprescindível para a vida espiritual (Dt 8.3). Não deve também se esquecer dos outros livros. Tanto os de cunho espiritual como secular. A boa leitura é a diversificada. Leia tudo o que edifica. Ela deve prover conhecimentos gerais. A leitura deve ser equilibrada, passe mais tempo com a Bíblia e menos com os livros.

    O professor da Escola Dominical deve ser um bom leitor. Ele deve amar os livros. Despreza-los é perigoso. O bom leitor é crítico, literário e discernidor (1Ts 5.21). Ele extrai o máximo do livro. É seletivo e criterioso na escolha do que lê. A principal missão do livro é: informar e formar o professor. Num sentido o educador é o que lê. Veja o poder da leitura. Os benefícios da leitura são muitos. E alguns desprezam. 

    A Bíblia fala da importância dos livros. Salomão escreveu: "Não há limites para fazer livros", Ec 12.2. Daniel entendeu o plano de Deus pelos livros (Dn 9.2). Paulo usava os livros como ferramentas ministeriais (2Tm 4.13). Eu creio no poder dos livros. Os livros têm a capacidade de influenciar e mudar as pessoas. Um bom livro como a Bíblia Sagrada, pode mudar uma nação. 

     Num comentário do livro de atos, da Editora Vida, nas últimas páginas encontrei um texto sobre a importância da leitura. O título é quem lê.

                      Quem Lê...

Sabe mais.
Pensa melhor.
Compara idéias.
prepara-se melhor.
Tem o que falar.
tem o que responder.
Fundamenta suas opiniões.
Aumenta sua compreensão.
Melhora o vocabulário.
tem mais chances.
Absorve experiência.
Sabe o que está acontecendo.

    É natural que o professor goste de ler. Tenho observado que os grandes professores tem muitos livros. Eles formam grandes bibliotecas. Nelas passam grandes momentos de aprendizado. Se você não gosta de ler ore a Deus. Procure formar o hábito de leitura. Estabeleça um plano diário de leitura. E lembre-se o limite da comunicação, está no limite do conhecimento. Oro por você querido professor! Ensinar não é fácil. Não desista. Aperfeiçoe-se!  

0 comentários:

Postar um comentário