Hoje vamos escrever alguma coisa sobre a pessoa de Jesus. Seguindo o assunto de pedagogia. Principalmente a bíblica. Seguiremos o modelo de Cristo. Ele em tudo é nosso exemplo. E como verdadeiro homem, Jesus viveu, aprendeu e ensinou (Lc 2.52).
I. SUA PEDAGOGIA NOS EVANGELHOS
Quando lemos os evangelhos encontramos os grandes ensinos de Jesus. Cristo é o expoente máximo da sabedoria divina. Ele foi mestre e educador por excelência. Poder e graça lhe eram peculiar. Ninguém falou como Jesus! Mostrava grande domínio da matéria. O mais autêntico ensinador atraía as multidões para ouvi-lo. Jesus é reconhecido pelos homens como o maior pedagogo de toda a história. Seus ensinos suplanta a todos os demais educadores terrenos. Como disse Nicodemos: "És mestre vindo da parte de Deus", Jo 3.2.
II. AS CARACTERÍSTICA DOS ENSINOS
Sobre as suas características dos seus ensinos podemos dizer que eles tinham uma abrangência universal. Eram os mais simples e os mais profundos. Visavam atingir o ser humano no seu todo. Eram tão antigos como os mais atuais. Servem de leis para todos os povos em todos os tempos. Seus ensinos suplantam a todos os pensamentos e culturas humanas. Eram entendidos pelos doutos e também indoutos. Foram recebidos diretamente de Deus (Jo 7.16). A sua vida era o modelo original de seus próprios ensinamentos (Mt 11.29). Seus ensinos foram personificados pela sua própria vida (Jo 14.6).
III. COMO JESUS ENSINAVA
Saber como o Mestre ensinava é importânte para quem se dedica ao magistério cristão. Vejamos:
- Jesus tinha paixão pelo ensino.
- Jesus ensinava em todas as ocasiões.
- Jesus ensinava individualmente (Jo 3.8).
- Jesus ensinava as multidões (Mc 6.34).
- Jesus tinha visão ampla de ensino.
- Jesus ensinava com métodos que hoje são atuais.
- Jesus estimulava o pensamento do aluno.
- Jesus ensinava pregando e pregava ensinando.
- Jesus foi o maior contador de histórias.
- Jesus extraia lições dos mais variados setores da vida.
- Jesus fazia perguntas e exigia respostas.
- Jesus clareava o ensino com ilustrações (Mt 18.2).
- Jesus usou o método de tarefas (Lc 10.1-12).
- Jesus trabalhou com o método de debate (Mt 16.13-20).
- Jesus ensinava pelo audiovisual, envolvendo os sentidos.
- Jesus usou o método da repetição (Jo 3.3-5).
Como verdadeiro Homem Jesus muito ensinou. O mundo é unânime em chamar-lhe de o "Educador-Cristo". Clemente de Alexandria chamou Jesus de o "pedagogo de toda a humanidade". Que fique aqui um ensentivo para todos os que se dedicam à ensinar a palavra de Deus. O Nosso ensino não é vão no Senhor!
0 comentários:
Postar um comentário