Como deve funcionar a Escola Dominical? Como ela pode melhorar? E o que podemos fazer para ela crescer? Vejamos resumidamente sobre a importância da Escola Dominical:
1. A DIRETORIA DA ESCOLA
O pastor é o principal responsável e exemplo. Depois vem o superintendente e o vice. O primeiro secretário e o segundo. O tesoureiro que arrecada e contabiliza as ofertas. O bibliotecário responsável e que aprecia a leitura. O dirigente musical de côros infantis. Esta equipe deve ser idônea (2Tm 2.2). A diretoria da Escola Dominical deve liderar sabiamente.
2. ESTALAÇÕES DA ESCOLA
Uma sala de aula para cada classe. A sala deve estar devidamente mobiliada. Deve ser bem arejada e mobiliada. Ter os acessórios e equipamentos de ensino. Se não tiver boas salas, o ensino fica comprometido.
3. DIVISÕES DE CLASSES
O motivo é a diferenciação de idade. O principal propósito é a eficácia do ensino. A Bíblia refere-se às faixas etárias. Leia (Dt 31.12). Cada faixa etária tem a sua capacidade de aprendizado. O número de alunos deve ser levado em conta (Lc 24.27).
4. EQUIPE DE PROFESSORES
Professores vocacionados. Professores preparados (2Tm 2.15). Professores responsáveis (Jr 48.10). Professores espirituais (Gl 6.1). Professores atualizados. Professores maduros (2Rs 4.38-41).
5. IMPORTÂNCIA DO ALUNO
O aluno é a figura principal. Ele é o motivo da existência da Escola Dominical. Todo o funcionamento gira em torno do aluno. A escola deve se ajustar ao perfil do aluno. Conhecer o aluno é muito importante.
6. TRABALHOS FORA DA CLASSE
Conhecer os alunos como pessoa. Visitar cada um dos alunos. Trazer mais crianças para a escola. Manter contato e conhecer os pais. Determinar trabalhos de casa. Orar pelos alunos. O professor eficiente não se limita apenas dentro da classe.
7. OUTROS TRABALHOS
Limpeza das classes e corredores. Arrumação das salas antes e depois das aulas. Guardar os materiais de ensino, no seu devido lugar. Não esquecer de desligar as luzes, fechar janelas e torneiras. Tudo isso será para o bom andamento do ensino e para a glória de Deus!
0 comentários:
Postar um comentário