quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

   

  A frase "aprender para depois ensinar" é verdadeira. Mas alguns mestres não pensam assim. Com isso, quem sofre é o ensino e o aluno. Vejamos a postura correta de um verdadeiro educador cristão:

I. APRENDENDO COM JESUS

   Jesus é o maior ensinador de todos os tempos. Ele foi o único que disse: "Aprendei de mim", Mt 11.29. Seus ensinos eram personificados (Jo 14.6). Ele ensinava com autoridade (Mt 7.29). Os seus ensinos têm abrangência universal (Mt 22.34-40). Ensinava as leis do céu. Quando educava, atingia o ser humano no seu todo (Hb 4.12). Ele dominava a matéria, os métodos e a didática.

II. APRENDENDO COM OS OUTROS

   Jesus deu os ministros para ensinar a Sua Igreja (Ef 4.11). Podemos aprender no culto de ensino. Frequentando a Escola Dominical. Participando de seminários. Matriculando-se em cursos de nossa denominação. Comprando livros, Bíblias de estudo, dicionários, comentários, etc., fazendo anotações e apontamentos. O ministério do ensino precisa de investimento financeiro.

III. APRENDENDO A APRENDER

    Nas modernas universidades, é ensinado o aluno aprender. A função da escola é ensinar a pensar. O aluno vai à procura do conhecimento. A idéia é do professor aprendiz. Assim, o prazer pelo estudo gera prazer pelo ensino. A idéia principal da Escola Dominical é que o professor seja um autodidata. Ele sempre está aprendendo.

IV. APRENDIZAGEM AUTÔNOMA

     É quando o professor cria o seu tipo de aprendizagem. Ele vai descobrir o seu jeito de estudar. O educador estuda dentro do seu tempo livre. É o conceito de educação contínua; a formação constante; o aprender sempre. Ele é persistente, disciplinado, organizado e questionador. Dizemos: "Eu aprendo o que estou pronto para aprender".

     Meditar profundamente em Romanos 12.7.

Pastores e obreiros aprendendo da palavra de Deus numa reunião fraterna em 1999, amigos de João Fernandes.

0 comentários:

Postar um comentário