A primeira instituição divina na terra foi a família. Deus, no capítulo dois de Gênesis, uniu e abençoou o primeiro casal. Sua função é muito importante no plano de Deus. Mesmo contando com a bênção de Deus, o casal deve fazer a sua parte. A esposa e o marido devem aprender a viver em harmonia no lar. Cada um deve procurar conhecer o seu cônjuge. Na construção de um casamento feliz, recomendamos os pontos:
PRIMEIRO TIJOLO: RESPEITO. Que significa tratar com dignidade. É preciso respeito mútuo entre os casais. As áreas a serem respeitadas são: pessoal, moral espiritual, social, econômica e de opinião.
SEGUNDO TIJOLO: CARINHO. O carinho faz parte do casamento. As vezes ouvimos eles se tratarem com frieza. A falta de carinho é uma porta para a infidelidade conjugal. Todos os membros da família precisam de carinho. Até os animais gostam de carinho!
TERCEIRO TIJOLO: EDUCAÇÃO. É instrução, civilização, polidez e cortesia. Nas palavras muito obrigado, desculpe, por favor, denota-se educação. Nas maneiras. Passe o prato com as duas mãos. Não atire os objetos. Na voz. É possível dizer as mesmas palavras com modos e tons diferentes. Casais educados terão menos problemas no lar (2Tm 3.16,17 e Tt 2.11,12).
QUARTO TIJOLO: CORTESIA. Isso fala de delicadeza nas maneiras. Em casa, na rua, no carro, com os filhos, na igreja. Porte-se como uma dama. Comporte-se como um cavalheiro. Não cavaleiro!
QUINTO TIJOLO: AMIZADE. É o que falta em muitos casais! Isso fala de companheirismo e comunhão. O cônjuge deve ser o amigo íntimo. Amizade é viver juntos (Gn 2.18). Amizade é prazer de estar junto à pessoa querida. Quer ter um amigo? Seja um.
SEXTO TIJOLO: CUIDADO. Com a saúde e o espiritual. Das emoções do cônjuge. Com as necessidades materiais. O cuidado com as roupas e aparatos. A esposa que não trabalha fora precisa ter também o seu dinheiro.
SÉTIMO TIJOLO: LEMBRANÇA. Não esqueça das datas importantes. Não esqueça de presentear. Não esqueça de elogiar. Não esqueça de prestigiar. Não esqueçam de sair juntos.
OITAVO TIJOLO: ELOGIO. Muitos não sabem o poder do elogio. O elogio é um dos segredos do casamento. Pessoas sábias elogiam. As tolas criticam. Você precisa descobrir o poder do elogio. A nossa motivação depende do que ouvimos. Nossas palavras têm um poder para o bem ou para o mal. As palavras criam emoções e as emoções, por sua vez, ações.
apaz do senhor irmão joão esta tudo bem com vçs?estão me pedindo mais livros o irmão tém mais? se tiver me mande um e-mail,estou indo dia 19/02
ResponderExcluire-mail;rpaiva.souza@uol.com.br ou
elainereinaldo@live.com
Prezado Reinaldo que bom que lembram de nós.Tenho sim mais livros. Um abraço.
ResponderExcluirBom dia Pastor João Muito linda sua esposa
ResponderExcluirParabéns pela foto irmão João.
ResponderExcluirRailercio Charão: rac9344@hotmail.com