terça-feira, 25 de janeiro de 2011

   


    Porque os casais brigam tanto? Quais são os motivos para eles não se entenderem? Lí outro dia que os casais ingleses brigam em média 312 vezes por ano. E que um quinto deles já pensou em pedir separação por causa dos hábitos irritantes do seu cônjuge. Como se vê, as coisas não andam bem! Estes problemas conjugais podem causar a separação do casal. Os conflitos no casamento são sinais alertadores. Talvez o seu casamento seja conflitoso, mas, Deus pode ajudar você pela Sua Palavra. O Senhor espera que tu queiras mudar.

I. PRINCIPAIS ÁREAS DE CONFLITOS

A financeira.
No relacionamento sexual.
Convívio social.
Na área emocional.
Educação dos filhos.
Na formação intelectual.
Área do espiritual.
No cuidado do físico.
Relacionamento com os familiares do outro.

   Agora medite demoradamente nos seguintes textos: (1Sm 25.6 e Lc 10.5). Pense profundamente.

II. ORIGEM DOS CONFLITOS

    Tudo tem a sua origem. No casamento não é diferente! Existem motivos que levam os casais entrarem nos conflitos. As causas precisam ser identificadas. Elas precisam ser tratadas. E os casais devem mudar. Alguns não gostam de mudanças. Sendo para melhor e para a nossa felicidade se muda todos os dias. A birra no casamento é uma fraqueza e não leva a nada.

    Os motivos são vários. A falta de paciência para com as fraquezas do outro. Ausência de humildade. O cônjuge deve ser humilde. O gênio forte. O mau humor, e ainda todos os dias da semana! Incompreensão mútua. Mania de controlar e mandar. Ira, que é uma obra da carne (Gl 5.20). Invejas e ciúmes que estão na mesma categoria espiritual. Críticas, têm pessoas que só sabem críticar.

     As diferenças individuais do casal podem levar às brigas. Os casais precisam entender isso. Veja: cada pessoa é única na terra. Ninguém pensa e age igual. Cada ser humano tem fraquezas e virtudes. O que é certo para um é errado para o outro. Os dois cônjuges são imperfeitos. Tanto o marido como a esposa tem inclinações pecaminosas (Gl 5.16). A criação física, mental e religiosa foi diferente para ambos. O gosto e o desejo não é o mesmo.

     Seriam as diferenças individuais responsáveis pelos conflitos? A resposta é não! Os conflitos acontecem quando o casal não aceita as diferenças. As diferenças não são as causas. Porque elas somam, corrigem e edificam. Procure entender pelo lado positivo.

       Agora leia os seguintes textos, eles são uma bênção se praticados no casamento (Mt  7.5; 7.12 e 20.26-28). Assim, ame para ser amado. Aceite para ser aceito. Sirva para ser servido. Doe-se para depois receber. É assim o coração do evangelho.

III. COMO RESOLVER OS CONFLITOS

     Precisamos de sabedoria para resolver os nossos problemas. E quem não tem problemas? A seguir, mais alguns conselhos:

1. Tente identificar a raiz do problema.
2. Identifique a sua parcela de culpa.
3. Procure conversar sobre o assunto.
4. Seja um bom ouvinte.
5. Não faça acusações.
6. Parta das áreas de concordância.
7. Cada um deve assumir o seu erro.
8. É preciso haver perdão.
9. Orem juntos pelo problema.

    CONCLUSÃO
   
    Se for preciso, procurem ajuda. Mas não contem os seus problemas para quem não pode ajudar. É preciso prudência. Deus quer que cessem os conflitos no lar. O Senhor deseja que sejamos felizes. O amor pode mudar o lar. O fruto do Espírito é o remédio (Gl 5.22). Lutemos pela harmonia no casamento (Sl 133). Busquemos a presença de Deus para a nossa casa. É o Senhor que dirige e guarda o lar cristão (Sl 127). 

0 comentários:

Postar um comentário