terça-feira, 8 de fevereiro de 2011



                      COISAS QUE TORNAM O CASAMENTO FELIZ 

   O texto que eu me apoio é Lucas 1.5-7. Ele fala sobre um casal. Zacarias e Isabel. Eram um casal verdadeiramente abençoados. Viviam em comum acordo e obedeciam a palavra de Deus. Diz o texto que eram justos diante de Deus e viviam irrepreensíveis em todos os preceitos e mandamentos do Senhor. Hoje, são poucos os casais que vivem assim. A sociedade, a família e a igreja necessitam de casais que tenham a postura cristã de Zacarias e Isabel.

1. Busquem a Deus juntos. O casal deve orar junto. Ir a igreja junto. Na unidade eles vencem. A oração é o segredo de todas as vitórias. Quando o casal ora a família vence (1Ts 5.17).

2. Reconheçam a Bíblia como o manual do casamento. A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela deve nortear a vida do casal e da família. A Escritura é a nossa única regra de fé e prática. Nela encontramos preceitos para a nossa felicidade (Sl 119.105).

3. Suportem as fraquezas um do outro. Não existe marido perfeito e nem mulher perfeita. Cada um tem virtudes e fraquezas. Saber suportar as fraquezas do cônjuge é importante para a felicidade do casal. Quem ama suporta (1Co 13.7). Isso vai evitar muitas brigas.

4. Perdoem-se um ao outro. O perdão é uma doutrina. A Bíblia é o Livro do perdão. O perdão é o corretivo do casamento. Alguns casais não conseguem perdoar. O perdão é uma graça divina. Eu devo perdoar como Deus em Cristo me perdoou (Ef 4.32 e Mt 6.14,15).

5. Não permitam que o ciúme tome conta do casamento. O ciúme até certo ponto é normal. E pode significar zelo e cuidado. Mas existe o doentio, o patológico. Este necessita de cura. O ciúme é ardido. Ele dói! O amor não arde em ciúmes (1Co 13.4). O ciúme vem da insegurança. Do medo de perder.

6. Procurem satisfazer as necessidades um do outro. O cônjuge tem necessidades legítimas. Elas precisam ser satisfeitas. São necessidades físicas, psicológicas, sociais e espirituais. Quando se procede assim, fecha-se a porta para o pecado. Exemplo é a necessidade sexual.

7. Administrem as finanças juntos. Existem muitos problemas nesta área do casamento. Alguns ficam juntos até que as dívidas os separem. A maioria das famílias trabalham com as finanças no vermelho. As dívidas escravisam. O melhor método é ter tudo por escrito. As entradas e as saídas.

8. Cada um cuide de suas obrigações. Existe o trabalho do homem e as funções da mulher. Há esposas que querem domesticar o marido. Tem maridos que querem fazer da esposa a única provedora do lar. Cuidemos com as misturas. A Bíblia mostra claramente o papél de cada um na família.

9. Procurem primeiro corrigir o seu defeito. Ninguém muda o outro. Há cônjuge que só vê defeito no outro. Leia com cuidado o texto de Mateus 7.5,12. Primeiro endireite a sua vida para depois endireitar a vida do outro. Leia a Bíblia primeiro para você.


    São conselhos que, se regados com oração e leitura da Palavra de Deus, darão certos. Construir um casamento leva tempo, trabalho e muito esforço. É preciso querer aprender a ser casado. É preciso aprender a ser esposa e aprender a ser marido.

Um comentário:

  1. Vladimir Didonédisse: Conheço o João a muitos anos, trabalhamos juntos. Gostei muito do seu blog João! São artigos muito edificantes pessoal! Um grande abraço.

    ResponderExcluir